Você merece ser o primeiro nos resultados do Google?

  1. Início
  2. SEO
  3. Você merece ser o primeiro nos resultados do Google?

Quase todos os que possuem um site, seja ele um indivíduo, uma pequena empresa ou uma corporação multinacional, querem ter seu site em primeiro lugar no Google. A maioria nem sequer está satisfeita com o primeiro lugar da palavra-chave primária – eles querem ranquear como primeiro para muitos termos pesquisados. Claro que, para cada palavra-chave, apenas um único site pode ser classificado em primeiro lugar. Alguns donos naturalmente pensarão que o Google está fazendo um excelente trabalho de classificação de sites para essa palavra-chave, enquanto que outros pensarão que a classificação é injusta ou que o consultor de SEO ou a empresa são preguiçosos ou incompetentes.

Por que eles pensariam isso? Como a maioria das empresas pensa que seu site merece ser classificado como primeiro, se ele não está lá é porque a culpa de alguém. Nem todos os sites merecem ser classificados como primeiro. Apenas um site merece ser a posição para cada palavra-chave, e esse site é aquele com o melhor conteúdo. O melhor conteúdo é o que as pessoas (certamente, você mesmo) queriam ver classificadas primeiro quando buscam algo e é isso que o Google pretende dar a eles. Então, se as pessoas que procuram desejam ver o melhor conteúdo primeiro, e o Google quer mostrar-lhes isso, se seu site não tiver o melhor conteúdo do que os sites classificados acima, você pode realmente dizer que merece ser classificado primeiro? Seria difícil argumentar sob um ponto de vista imparcial.

O que está mesmo aberto ao debate é, o que é o “melhor conteúdo”. Aos olhos do Google, o melhor conteúdo é aquele que melhor atende a intenção e precisa de um pesquisador para uma frase-chave específica. O melhor conteúdo não é necessariamente aquele mais longo ou o conteúdo escrito pela pessoa mais conhecida. O melhor conteúdo pode muito bem ser de apenas algumas linhas e ser escrito anonimamente. O Google não pode revisar manualmente todos os conteúdos na internet, então, para que eles determinem qual o melhor para uma frase-chave específica, eles devem confiar em várias métricas, que incluem: as palavras e frases usadas em uma página, quanto tempo as pessoas passam visualizando uma página e o número e a qualidade de outros sites que ligam para uma página.

Vale lembrar aqui que o Google classifica páginas da Web ao invés de sites para cada palavra-chave. Os termos são frequentemente utilizados de forma intercambiável, mas, na prática, a diferença é muito importante, pois os resultados de pesquisa do Google exibem páginas específicas e não apenas as páginas de internet do site, em resposta a cada frase-chave pesquisada. Isso significa que um bom site não ultrapassará automaticamente um site ruim para cada palavra-chave que ambos estão sendo segmentados. Por exemplo, um site que geralmente possui um ótimo conteúdo e muitos backlinks pode ser superado por uma determinada palavra-chave por um site que geralmente tem conteúdo ruim e poucos backlinks. Isso pode acontecer se, para uma determinada palavra-chave, uma página da Web no site geralmente pobre tenha um conteúdo melhor que uma página da Web no site geralmente bom.

Você já deve ter percebido que não é incomum, que o melhor conteúdo nem sempre é classificado no topo do Google. Às vezes, o melhor conteúdo para uma palavra-chave é classificado de 5 a 10, enquanto que a posição No.1 é dada a uma página da Web com conteúdo de segunda categoria. Isto é em parte devido ao algoritmo do Google não ser perfeito e em parte devido a algumas empresas, ou a empresa de SEO que trabalha em seu nome, ter tomado um atalho para alcançar o primeiro lugar no Google. Esse atalho quase sempre apontou backlinks antiéticos para uma página da web, de modo a aumentar sua relevância e autoridade artificialmente. Os atalhos de SEO podem e funcionam, no entanto, são uma abordagem de curto prazo e são inerentemente arriscados. O Google está constantemente atento a sites que usam métodos subjacentes para aumentar seus rankings, e se você for pego pegando atalhos, não só o site da sua empresa perderá posições, mas, devido a uma penalidade aplicada, você nunca poderá recuperá-los novamente.

A única forma a longo prazo e sem risco para alcançar bons rankings é conquistá-los e merecê-los, e isso significa garantir que a página em seu site que deseja classificar para uma frase-chave específica contenha conteúdo melhor do que todos as páginas atualmente classificadas no top 10 do Google para essa palavra-chave. Você deve olhar para o conteúdo nas 10 principais páginas classificadas e perguntar-se se você está preparado para criar conteúdo pelo menos tão bom quanto esse conteúdo. Se você não está preparado para investir o tempo ou o dinheiro exigido, então você não merece ser classificado em primeiro. Se o seu conteúdo não merece estar no topo do Google, então você deve contratar um consultor ou empresa de SEO.

Então, antes de fazer qualquer trabalho de SEO, ou pagar um provedor de serviços de SEO para fazer isso, considere quais páginas do seu site deseja classificar para quais palavras-chave e se o conteúdo de cada uma dessas páginas é melhor que o conteúdo das páginas atualmente classificadas no top 10 para cada uma dessas palavras-chave. Se o conteúdo do seu site não é pelo menos tão bom quanto seus concorrentes, primeiro você deve investir em melhorar conteúdo. Somente quando o conteúdo em cada página que você quer classificar pode ser considerado objetivamente melhor do que o conteúdo nas páginas já classificadas no top 10, você pode dizer que merece estar no topo do Google.

Contato

[ultimate_icon_list icon_size=”24″ icon_margin=”10″][ultimate_icon_list_item icon=”Defaults-whatsapp”]+55(48)9968-6449[/ultimate_icon_list_item][ultimate_icon_list_item icon=”Defaults-envelope-o”]info@floripadesign.com[/ultimate_icon_list_item][/ultimate_icon_list]
[contact-form-7 id=”151″]
Menu