Os smartphones e tablets estão cada vez mais populares e sendo úteis de diversas formas, seja para os aplicativos, fotografias e vídeos, leitura de e-books, interação e comunicação em redes sociais, além do acesso aos sites favoritos. Com relação ao acesso a websites, é preciso considerar a diferença entre os mais diversos dispositivos encontrados hoje no mercado, com tamanhos variados, resolução do display específico e até mesmo formas de uso. Assim, há uma grande necessidade do desenvolvimento de sites com design responsivo, idealizado e planejado para se adaptar aos diversos dispositivos e assim resultar na usabilidade de uma interface limpa e eficiente.
O que podemos considerar como site responsivo?
Um site com design responsivo é todo aquele desenvolvido de um modo que se adapte a diferentes dispositivos, sejam smartphones, tablets, desktop e outros, de forma que haja facilidade na navegação, com uma interface amigável e sem perder qualidade do conteúdo e serviço fornecido. Resumindo, a aparência e a disposição dos elementos mudam de acordo com o tamanho, orientação ou resolução da tela em que o site está sendo visualizado, não sendo necessário aplicação de zoom para melhor visualização e navegação.
Criar um site responsivo ou versão mobile?
É necessário salientar que um website responsivo não é a mesma coisa que a criação de uma versão mobile do site. No design responsivo, você está desenvolvendo a estrutura e layout pensando na adaptação do conteúdo que será mostrado ao usuário.
Já a versão mobile geralmente possui uma estrutura própria e layout personalizado para a visualização em dispositivo móvel. O layout é desenvolvido sem depender muito do design feito para o desktop.
Razões para a criação de um site responsivo:
1. O conteúdo disposto de forma mais dinâmica e flexível, permite uma experiência mais agradável ao usuário, possibilitando uma navegação mais objetiva e eficaz.
2. Um website responsivo se torna mais barato quando comparamos com a versão exclusiva para ambiente mobile, pois não há a necessidade de criar um novo endereço exclusivo e os recursos são compartilhados independente do dispositivo utilizado para a navegação.
3. O Google criou critérios que priorizam os sites que sejam mobile-friendly, melhorando o posicionamento dos mesmos em seu mecanismo de busca.